Hoje percorreu-se a região de Valpaços, numa transição de terras de Barroso para a região Transmontana, com a paisagem a mudar bastante, passando a apresentar declives curtos, pequenas elevações, com muita vegetação endógena composta por vinha e oliveira…
O único percurso que visitou Valpaços foi o mais longo, com cerca de 120km. Passaria ainda por Murça, já na região do Douro, regressando depois a Vila Pouca de Aguiar.
Quanto ao percurso médio, começou descer em direção a Pedras Salgadas e Bornes de Aguiar, subindo a Serra da Padrela e calcorreando pequenas aldeias perdidas nas serras, cravadas em vales profundos que acabaram por oferecer subidas bastante íngremes e desafiantes aos participantes. O calor complicou também a jornada, a obrigar a um esforço suplementar da organização para que nada faltasse aos participantes.
Qunto ao percurso curto, teve o seu traçado para sul de Vila Pouca de Aguiar, visitando o Castelo de Aguiar e descendo para cruzar a N2 em direção a Tourencinho, onde o Ecopista do Corgo trouxe de volta os participantes para a chegada. Amanhã é mais um dia desafiante, com o percurso longo a ultrapassar a centena de quilómetros até À Barragem do Alto Rabagão perto de Montalegre.