Vila Pouca de Aguiar

Mapa de locais de interesse no concelho de Vila Pouca de Aguiar

Complexo Mineiro Romano de Tresminas

O Complexo Mineiro Romano de Tresminas representa uma das mais importantes explorações de ouro do Império Romano. Os séculos I e II d.C. foram de intensa atividade mineira, principalmente para exploração de ouro, mas também de outros minérios, como prata e chumbo. Destes trabalhos resultou um conjunto monumental formado pelas cortas de exploração a céu aberto e por um interessante complexo de poços e galerias subterrâneas. Durante cerca de dezoito séculos, este património mineiro permaneceu bem preservado, o que motivou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público (1997) e, mais recentemente, a classificação de alguns componentes do sistema de abastecimento de água a esta zona mineira como Monumento de Interesse Público (2012).
Atualmente, os trilhos sinalizados possibilitam a visita interpretada a esta mina pública romana, desde a perspetiva global a partir dos miradouros sobre as cortas até à incursão nas galerias subterrânea, na companhia de um guia (com marcação antecipada).
O Complexo Mineiro Romano de Tresminas foi um dos parceiros fundadores do Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico e Mineiro de Portugal.
Mais informações em http://www.roteirodeminas.pt

Visita virtual ao Centro Interpretativo de Tresminas

Desdobrável PT/EN | Desdobrável PT/ES

Marcação de Visitas: +351 259 458 091 (chamada para a rede fixa nacional)

Morada: Rua Central, 5450 Tresminas
Coordenadas41.481558, -7.518214
Websitehttp://tresminas.com/

Centro Hípico de Pedras Salgadas

O Centro Hípico de Pedras Salgadas veio recuperar a tradição enraizada de atividade equestre na vila termal. Para tal, o espaço das Romanas foi intervencionado para melhorar o recinto desportivo contemplando um picadeiro, 32 boxes, bancadas com áreas sociais (restaurante e bar), casa do tratador e armazém, entre outras infraestruturas.

Com o Centro Hípico de Pedras Salgadas, a atividade equestre da região estará concentrada na vila termal onde também é possível efetuar um percurso pedestre devidamente sinalizado. O Centro Hípico está próximo do Parque Termal de Pedras Salgadas onde surgem as nascentes de água mineral.

O Centro Hípico de Pedras Salgadas apresenta uma localização privilegiada, que permite o desenvolvimento de projetos e diversas atividades de interação com a comunidade, proporcionando não só o acompanhamento terapêutico dos cidadãos nas diversas valências da equitação com fins terapêuticos, mas também a promoção de atividades e eventos alargados a toda a população.

Com um investimento de dois milhões de euros (comparticipados pelo ON2), o Centro Hípico de Pedras Salgadas estará, sem dúvida, entre os melhores do país e com ofertas de vários serviços e produtos, sendo de relevar a hipoterapia, aulas equestres, eventos nacionais e internacionais.

Morada: Rua do Bairro das Romanas, 5450-145 Pedras Salgadas
Coordenadas41.561528, -7.607730
Websitehttp://hipicopedrassalgadas.pt/

Parque Termal das Pedras Salgadas

O Parque Termal de Pedras Salgadas é um dos mais belos parques do interior de Portugal, e tem a sua origem na segunda metade do séc. XIX. Dotado de uma fauna e flora característica, ao longo de 20 hectares, goza de um microclima favorável, que potencia o esplendor da natureza. Com um grande lago, piscinas e percursos pedestres marcados, o parque convida a um passeio a pé ou de bicicleta, entre família ou amigos.
Por entre o valioso património edificado destaca-se o Balneário Termal (renascido pelas mãos do Arquiteto Siza Vieira), o antigo Casino (que hoje em dia acolhe todo o tipos de eventos) e as várias fontes termais: a Fonte D. Fernando, a Fonte D. Maria Pia (situada no interior de uma pequena gruta), a Fonte do Penedo e Grande Alcalina, a bela Fonte de Pedras Salgadas e a Fonte Preciosa.
É neste local que tem origem a premiada Água das Pedras, que aqui pode ser provada, «in natura», exatamente como brota da fonte.

Morada: Pedras Salgadas, 5450-140 Bornes de Aguiar
Coordenadas41.549805, -7.605759
Websitehttp://www.pedrassalgadaspark.com

Coordenadas GPS: 41.547045, -7.605818

Mais pontos de interesse turístico

  • Lagoa do Alvão

    A Lagoa do Alvão, também conhecida como Barragem da Falperra, inclui-se no Sítio de Interesse Comunitário Alvão/Marão criado, no âmbito da Rede Natura 2000, para importância dos seus habitats naturais de fauna e flora. (mais…)

  • Museu Municipal de Vila Pouca de Aguiar

    Instalado na antiga Casa do Condado desde Abril de 2007, o Museu Municipal de Vila Pouca de Aguiar proporciona a quem o visita uma viagem única pelo passado deste território, pautada, simultaneamente, pelo contacto com as pré-existências deste edifício histórico. (mais…)

  • Castelo de Aguiar

    O Castelo de Aguiar é um ponto de elevado interesse turístico, porque resulta de uma singular conjugação da natureza com o engenho humano. Trata-se de um castelo roqueiro, apoiado numa gigantesca fraga granítica, cujas origens remontam aos séculos IX/X. (mais…)

  • Caminho Português Interior de Santiago

    Uma das mais antigas e bem documentadas vias de peregrinação a Santiago de Compostela, em território português, é o Caminho Português Interior de Santiago, que se estende de Viseu a Chaves, desembocando, em Verim, na conhecida Via da Prata. (mais…)

  • Estrada Nacional 2

    A Estrada Nacional 2 é a mais extensa estrada de Portugal, ligando a cidade de Chaves à cidade de Faro, no Algarve, passando pelo nosso concelho.
    Foi lançado o Passaporte da EN2, tendo como objetivo incentivar turistas nacionais e estrangeiros a percorrer toda a rota, (mais…)

  • Centro Interpretativo mineiro de Jales

    Localizado na Casa do Guincho do poço de Santa Bárbara, este espaço museológico visa homenagear os antigos trabalhadores das minas de Jales, concessão mineira ativa entre 1933 e 1992, a última mina de ouro portuguesa a laborar no século XX. (mais…)

  • Pelourinho de Alfarela de Jales

    Até meados do século XIX, a localidade de Alfarela, outrora vila, encabeçou o concelho de Jales, cujo percurso histórico, desde a época medieval, sempre se definiu pela sua localização geoestratégica e pelo reconhecimento do potencial mineiro da região. (mais…)

  • Ponte Romana do Arco

    Situada nos limites do concelho de Vila Pouca de Aguiar, a Ponte do Arco foi construída em época romana, sobre o rio Pinhão, para ligar as duas províncias- a Lusitania (começando a via na capital Emérita Augusta, atual Mérida) e a Tarraconense (mais…)

  • Parque Florestal de Vila Pouca de Aguiar

    Situado no perímetro urbano de vila Pouca de Aguiar, próximo ao centro, o Parque Florestal tem uma extensão de dois hectares e possui árvores de grande relevância natural e ornamental; sequoias, abetos, pseudotsugas, bétulas, cedros, áceres ou olaias. (mais…)

  • Alto dos Canastros

    Este expressivo conjunto de canastros recuperados, em cerdeira de Jales, surge localizado numa cota alta, num terreno dominado por afloramento graníticos. A localização é típica, permitindo assegurar a melhor ventilação para o processo de sequeiro dos cereais no seu interior. (mais…)

  • Centro de Educação Ambiental

    A Lagoa do Alvão foi construída na década de 50 do século passado, é abastecida pelo rio Torno e as suas margens frondosas incluem vidoeiros, salgueiros, amieiros e pinheiro-silvestre. A elevada biodiversidade da região envolvente à Lagoa do Alvão (mais…)