Organização

A Semana Europeia de Cicloturismo é um evento à escala da Europa cujo proprietário é a União Europeia de Cicloturismo UECT.

Este evento realiza-se com uma cadência anual em cada um dos países com federações membros da UECT, como é o caso da Federação Portuguesa de Ciclismo.

É um evento com elevado impacto, desportivo, económico e social na região onde se realiza, sendo que em 2024, Vila Pouca de Aguiar será o palco da XVIII SECT.

Este é um evento de ciclismo de lazer, sem pressas, sem corridas, onde o propósito é descobrir a região por onde se desenrolam os inúmeros percursos marcados e também outros, apenas disponíveis em mapa ou GPS. Em 2024 o território a percorrer será a extensa região do Alto Tâmega e Barroso, na zona norte do país, com centro nevrálgico em Vila Pouca dee Aguiarr. Este território é desconhecido da maioria do público estrangeiro e também dos portugueses, sendo um atrativo importante para o evento.

Ao longo da semana estarão disponíveis: 3 percursos diários marcados(curto, médio e longo) com início e final em Vila Pouca de Aguiar, sempre diferentes; 5 percursos em linha até aos concelhos da CIM do Alto Tâmega e Barroso e ainda um percurso longo até ao Vale do Douro.

O alojamento disponível divide-se ente vários parques para caravanas, 1 parque para campismo e cerca de camas na hotelaria e alojamento local.

A inscrição base no evento é de 35€ para filiados de uma federação membro da UECT, 50€ para não filiados de uma federação membro da UECT.

O evento assenta numa lógica de participação em familia, estando previstas atividades de cicloturismo para crianças, eventos e passeios pela região para acompanhantes. Existem preços específicos para acompanhantes (não pedalantes), crianças de 3-17 anos e de 18-25 anos.

O programa provisório está disponível e as inscrições irão abrir em final de novembro em http://www.uect.org.